A música clássica tomou conta da Praça Nilo Peçanha, em Barra do Piraí, na noite da última segunda-feira (6), durante o Cãocerto Solidário. O evento foi promovido pela Superintendência do Bem-Estar Animal e pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com os animais.
O público aproveitou a apresentação da Orquestra Harmônicos de Conservatória e ainda fez doações de alimentos não perecíveis e ração. Mais de 270 kg de mantimentos foram recebidos.
De acordo com a superintendente Luciene Maria, Barra do Piraí conta com 61 protetores cadastrados, e esses alimentos serão distribuídos conforme a necessidade deles e de tutores que precisarem.
“Muitas vezes, quando vamos checar uma informação de maus-tratos, ao chegarmos à residência nos deparamos com uma família que mal tem o que comer e que, de fato, tem dificuldade para cuidar do animal. É aí que precisamos unir forças para cuidar de todos. Esses alimentos doados aqui serão muito bem aproveitados por quem realmente precisa e tem um coração enorme para fazer o bem aos nossos companheiros”, explicou a superintendente do Bem-Estar Animal de Barra do Piraí.
A Orquestra Harmônicos de Conservatória, sob regência do maestro José Flávio Pereira, caprichou na escolha das músicas. “O repertório passou por canções como Carinhoso, Tico-Tico no Fubá, Anunciação, Aquarela do Brasil e várias outras. Nossa intenção aqui foi emocionar e estimular o engajamento do público nos cuidados com os animais”, disse o maestro.
O casal de aposentados Maria Augusta e Vicente de Oliveira também prestigiou o Cãocerto.
“Nós adoramos música e, quando soubemos que a iniciativa tinha um propósito tão especial que é o de cuidar dos bichinhos, fizemos questão de participar”, contou Maria Augusta.
A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, também acompanhou a apresentação da orquestra e reforçou o compromisso com a causa animal.
“A nossa cidade diz não aos maus-tratos e ao abandono e reafirma o compromisso na defesa dos direitos dos animais. Os desafios são muitos, mas, pouco a pouco, estamos conseguindo superá-los. Estamos trabalhando para instalar o Centro de Bem-Estar Animal e reforçando o apoio à Superintendência para fazer de Barra do Piraí uma cidade boa para as pessoas e também para os animais”, disse a prefeita Kátia Miki.