
Na tarde da última sexta-feira, dia 15, a Unidos da Tijuca anunciou que está sendo despejada da quadra de ensaios localizada na Avenida Francisco Bicalho, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio de Janeiro. A escola de samba informou que, apesar da saída forçada, já tem um novo endereço para dar continuidade às suas atividades culturais e carnavalescas.
Segundo a agremiação, a Prefeitura do Rio firmou um acordo para a cessão de um novo terreno, localizado na Rua Rivadávia Corrêa, em frente à Cidade do Samba, na Gamboa. De acordo com a Riotur, o imóvel anteriormente ocupado pela escola é de propriedade privada, o que motivou a ação de despejo.
Para evitar prejuízos à preparação da escola para o Carnaval 2026, a prefeitura realizou a desapropriação do novo espaço, que já está limpo, desocupado e com projeto pronto para receber estruturas temporárias. Essas instalações permitirão a realização de ensaios técnicos e demais preparativos carnavalescos nos próximos meses.
Após o desfile do próximo ano, está prevista a construção da nova quadra definitiva da Unidos da Tijuca no local. A escola, uma das mais tradicionais do carnaval carioca, segue com suas atividades garantidas, mesmo em meio à transição forçada.