
A Santa Casa de Barra do Piraí, principal hospital público do município, acaba de receber novos equipamentos médicos e melhorias estruturais em diversos setores. As ações fazem parte de um conjunto de investimentos da Prefeitura na unidade, que está sob requisição administrativa da gestão municipal.
Entre as principais mudanças estão a troca de todos os equipamentos da UTI e da Sala Vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), incluindo monitores e respiradores. Já o setor de hemodiálise foi totalmente reformulado, e agora conta com sete nefrologistas — um avanço significativo em relação ao atendimento anterior, que contava com apenas um especialista. A área também recebeu novos equipamentos considerados de alta qualidade.
Durante visita técnica ao hospital, a prefeita Kátia Rocha destacou a importância das melhorias. “Com esses novos aparelhos na UTI e o fortalecimento do setor de hemodiálise, os pacientes poderão ser atendidos com mais eficiência e qualidade. Nosso governo tem compromisso com a saúde da população”, afirmou.
A prefeita também vistoriou dois outros setores da unidade. Um deles é o espaço onde será implantada a Sala Lilás, dedicada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. O outro é o setor de tomografia, que passou a contar com um novo tomógrafo com capacidade para atender pacientes de até 200 kg, o maior da região, segundo a administração municipal.
“A estrutura da Sala Lilás está ficando impecável. Através dela, vamos oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado às mulheres vítimas de violência. E com o novo tomógrafo, passamos a ter um dos equipamentos mais modernos da região”, destacou Kátia.
A prefeita reafirmou o compromisso da gestão com a ampliação da qualidade no atendimento de saúde. “Estamos empenhados em potencializar ao máximo a saúde pública de Barra do Piraí. Com a dedicação da nossa equipe, especialmente do vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, seguiremos avançando rumo a uma saúde de referência.”
Participaram da visita o presidente da Comissão de Requisição da Santa Casa, Matheus Pedroza; a diretora médica, Nadjanaira do Nascimento; e o diretor técnico, Ricardo Esperanza.