
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-CAP) deflagraram, nesta terça-feira (30), a segunda fase da Operação No Rastro do Óleo. A ação tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de óleo lubrificante e derivados. As diligências foram realizadas na capital, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e também em Barra Mansa, no Sul Fluminense.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso contava com a participação de empresários que receptavam os produtos roubados e os adulteravam com misturas químicas, rótulos e envasamento falsificados. As cargas eram então colocadas novamente no mercado, em estabelecimentos comerciais de todo o estado do Rio, com preços muito abaixo dos praticados pelas grandes distribuidoras.
O esquema, além de enganar os consumidores, causava impacto direto na concorrência e prejuízos ao setor. Segundo a Polícia Civil, em quatro anos de atuação, a quadrilha foi responsável por 152 ocorrências de roubo de cargas, gerando um prejuízo estimado em R$ 36 milhões.
A investigação segue em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.