
As obras do novo traçado da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), atingiram 43% de avanço físico, segundo a concessionária RioSP, responsável pela administração da via. Com investimento total de R$ 1,5 bilhão, o projeto prevê melhorias significativas na mobilidade entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com a ampliação da capacidade de tráfego e mais segurança para os motoristas.
Entre as intervenções em andamento estão a construção de novos viadutos, faixas de rolamento, passarelas, áreas de escape e sistema de iluminação. O novo trecho contará com oito faixas — quatro em cada sentido — além de acostamentos, o que deve reduzir em até 50% o tempo de viagem no sentido Rio de Janeiro (descida) e em 25% no sentido São Paulo (subida). A velocidade máxima passará a ser de 80 km/h.
Para dar continuidade às obras, estão sendo realizados desmontes de rochas com uso de explosivos. Para isso, a RioSP fará interdições temporárias na pista de subida (sentido São Paulo) na altura do km 225, em Paracambi, entre os dias 15 e 18 de setembro, sempre das 13h às 15h. A pista de descida (sentido Rio de Janeiro) seguirá operando normalmente durante esse período.
A operação será acompanhada por equipes da concessionária e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trecho estará devidamente sinalizado, e os motoristas devem respeitar os limites de velocidade e as orientações na via para garantir a segurança.
Dados da obra
A nova Serra das Araras contará com 24 viadutos, totalizando 4.503 metros de extensão, além de duas rampas de escape e três passarelas para pedestres. Também está prevista a instalação de iluminação completa, câmeras inteligentes para detecção de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs).
Até o momento, já foram utilizados cerca de 319 mil metros cúbicos de rochas nas detonações. A obra também demandará 129 mil m³ de concreto, 16,5 milhões de kg de aço, além de 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada.
Neste domingo carga especial
Hoje a serra estará com apenas uma faixa de rodagem na pista de subida, sentido São Paulo, para adequações necessárias para a passagem da carga especial que está em trânsito ha quase um mês. A carga que tem como destino o Porto de Itaguaí, já teve várias alterações em seu cronograma de trânsito, em função de várias intercorrências. A expectativa é que a descida seja feita hoje, a partir das 23hrs que, sem novos problemas, seja concluída em até 6hrs, ou seja, se tudo der certo, a estrada poderás liberdade até as 5 da manhã. Recomenda-se que na manhã desta segunda, antes de pegar estrada no sentido do Rio de Janeiro, seja feita consulta sobre a liberação da pista.