O goleiro Felipe Avelino vive uma fase especial com a camisa do Volta Redonda neste início de temporada. Revelado nas divisões de base do clube, o atleta conquistou a titularidade após a chegada do técnico Rodrigo Santana e se tornou peça fundamental no sistema defensivo do Esquadrão de Aço.
Mesmo ainda como reserva, Avelino fez parte dos elencos que conquistaram títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro da Série C em 2024. Agora, com sequência como titular, o goleiro vem sendo um dos destaques da equipe no Campeonato Carioca.
Defesa sólida e números expressivos
Considerando as partidas da Taça Guanabara e das quartas de final, o Volta Redonda sofreu seis gols — mesmo número do Fluminense e dois a mais que o Vasco da Gama, que tem a melhor defesa do campeonato, com apenas quatro gols sofridos.
Dos seis gols sofridos pelo Voltaço, Avelino foi vazado em cinco oportunidades. Na vitória por 2 a 1 sobre o Maricá, pela quinta rodada da Taça Guanabara, o goleiro já havia sido substituído antes do gol adversário.
O desempenho também aparece nas estatísticas individuais. Avelino está empatado com Léo Jardim, do Vasco, na liderança da menor média de gols sofridos da competição: 0,7 por partida.
O bom momento rendeu reconhecimento oficial. O arqueiro foi eleito pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para a seleção da rodada do Cariocão nas quartas de final.
Resiliência e amadurecimento
Ao comentar a trajetória no clube, Avelino relembrou o período em que contribuía mesmo sem atuar com frequência.
“Os momentos dos títulos que conquistei aqui foram muito importantes e felizes. Eu não estava jogando muito, mas foram horas de trabalho, dedicação e resiliência, entendendo cada parte do processo. Mesmo não jogando, compreendo a minha importância no elenco, puxando o pessoal para cima”, afirmou.
Sobre a atual fase como titular, o goleiro destacou o papel dos preparadores de goleiros do clube.
“Agora, nesta temporada, está sendo muito importante para a minha carreira, um período que eu sonhei, trabalhei e chegou o momento. Só tenho a agradecer e exaltar o trabalho do Welton e do Pelé (preparadores de goleiros) e de todos os outros goleiros que se dedicam no dia a dia junto comigo e dão o máximo, o que eleva o nível de todos nós, gerando uma competição saudável”, destacou.
Meta traçada: acesso à Série B
Confiante no entrosamento com o sistema defensivo, Avelino ressaltou a boa comunicação com os companheiros e projetou uma temporada de conquistas.
“Nos comunicamos muito bem durante os jogos. A defesa tem tido boas atuações e estou sempre ali para ajudá-los. Creio que será uma temporada de vitórias e importantes conquistas para o Volta Redonda. Espero que, no fim do ano, possamos ser coroados com o acesso à Série B”, concluiu.
Com segurança sob as traves e respaldo da diretoria e comissão técnica, Felipe Avelino consolida sua ascensão no Volta Redonda e se firma como um dos nomes importantes da equipe na temporada.