
O zagueiro Thiago Silva foi sincero ao falar sobre os objetivos do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Em entrevista à entidade, o defensor de 40 anos admitiu a dificuldade de ser campeão da competição, mas revelou que o desejo é representar bem o time tricolor.
— Todas as competições que você disputa, você almeja vencê-las. Mas, olhando para o outro lado, você vê que tem outras 31 equipes que pensam como você. Então você tem que ir bem preparado, da melhor forma possível, e desfrutar do momento. A gente sabe que é muito difícil a gente chegar e bater campeão, mas, ao mesmo tempo, a gente tem objetivos na nossa temporada. De ir lá e representar bem as cores do Fluminense — afirmou Thiago Silva.
Por ter sido campeão da Libertadores de 2023, o Fluminense garantiu um lugar no novo torneio da Fifa e uma bolada em premiação. Isso porque cada clube brasileiro irá receber 15,21 milhões de dólares (cerca de R$ 87 milhões, na cotação atual) por participação e mais 7,5 milhões de dólares (cerca de R$ 43 milhões) se avançar às oitavas.
Thiago Silva é um dos pilares do elenco tricolor para a competição e, inclusive, conta com uma bagagem em torneios internacionais, que podem ajudar o Fluminense. O zagueiro já disputou quatro edições da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e foi campeão com o Chelsea do antigo Mundial de Clubes, em 2021, torneio anual que agora é chamado de Copa Intercontinental.
— É emocionante disputar novamente um torneio mundial. Já que tive esse privilégio de disputar e ganhar com o Chelsea. Com certeza, te traz uma lembrança boa, e essa lembrança que a gente vai tentar levar para o Mundial com o Fluminense. E, mais do que isso, o quanto de visibilidade esse Mundial vai te dar — continuou o zagueiro.
O Fluminense de Thiago Silva está no Grupo F do Mundial de Clubes, junto de Ulsan HD, da Coreia do Sul, Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e Borussia Dortmund, da Alemanha. A estreia na competição será no dia 17 de junho, justamente contra o time europeu, e o defensor projetou o confronto.
— Olha, jogar contra o Borussia é bem especial para mim. Tive alguns confrontos (contra eles). Acho que saí mais vitorioso do que derrotado. É sempre muito complicado enfrentá-los, mas é sempre um privilégio você jogar contra times desse nível mundial. Então para fazer uma boa apresentação, a gente tem que fazer um bom início de preparação aqui, no Campeonato Brasileiro, para que a gente chegue lá o mais preparado o possível — finalizou o defensor.
Thiago Silva, no entanto, está fora de combato. O jogador sofreu uma lesão na coxa direita durante a vitória de 1 a 0 sobre o Santos, no último dia 13, no Maracanã, e a expectativa do departamento médico é que o defensor já esteja liberado para voltar à campo no meio do próximo mês