As prefeituras de Barra Mansa e Resende decidiram decretar ponto facultativo com meio expediente nesta quarta-feira (17), acompanhando as determinações do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da capital fluminense. O anúncio foi feito pelos prefeitos Luiz Furlani e Tande Vieira, respectivamente, por meio das redes sociais.
Em Barra Mansa, o prefeito Luiz Furlani declarou ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h. A decisão segue o decreto do governador Cláudio Castro, que também estabeleceu ponto facultativo no mesmo dia e horário. A medida foi adotada em razão das finais de importantes competições de futebol envolvendo clubes cariocas.
Nesta quarta-feira, o Flamengo disputa a final da Copa Intercontinental FIFA 2025 contra o Paris Saint-Germain (PSG), com início previsto para 14h. Já o Vasco da Gama entra em campo às 21h30, contra o Corinthians, na primeira partida da decisão da Copa do Brasil.
A Prefeitura de Barra Mansa informou que o ponto facultativo atinge os servidores públicos municipais, sem prejuízo aos serviços essenciais, que funcionarão normalmente para garantir a continuidade do atendimento à população.
Já em Resende, o prefeito Tande Vieira anunciou o ponto facultativo a partir das 13h, também nesta quarta-feira (17). Em tom bem-humorado, o chefe do Executivo municipal comentou nas redes sociais que a medida ajudaria a “evitar o crescimento dos casos de hipertensão na cidade por conta do jogo de futebol mais importante do ano”, além de atender aos “incontáveis pedidos de torcedores do PSG, permanentes e eventuais”, em razão da final do Mundial.
Apesar da brincadeira, Tande ressaltou o reconhecimento ao momento esportivo. “Os torcedores do Flamengo merecem aproveitar esta festa. Mas que a gente vai secar, vai”, comentou. O prefeito explicou ainda que, excepcionalmente, a Prefeitura de Resende funcionará para atendimento ao público das 7h às 13h. Assim como em Barra Mansa, os serviços essenciais e de Saúde seguirão funcionando normalmente.