O Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa, recebeu neste sábado (06) o primeiro dia do R94 Challenge, considerado o maior evento de Crossfit do Sul do Estado do Rio de Janeiro. A competição, organizada pela academia Box R94, do bairro Boa Sorte, segue neste domingo (07) e conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.
Mais de 300 atletas participam das disputas, que incluem provas individuais e em duplas. A programação deste domingo também conta com um treinão de corrida no próprio Parque da Cidade, ampliando o alcance da iniciativa esportiva.
Um dos destaques do evento é a participação do hexacampeão brasileiro de Crossfit, Anderon Primo, que veio diretamente de Bauru (SP). O atleta elogiou a estrutura montada e ressaltou a atenção do prefeito Luiz Furlani ao esporte:
— Comecei no Crossfit em 2013, depois de muitos anos no Jiu-Jitsu. Fico muito feliz pelo convite para estar em Barra Mansa participando do R94 Challenge. A estrutura está excelente e o público está dando um show à parte. Parabéns à equipe do Box R94 e também ao prefeito Furlani pelo incentivo ao esporte na cidade — afirmou.
Para a organizadora do evento, Laís Vieira, o primeiro dia superou as expectativas.
“É gratificante ver tanta gente participando. O Parque da Cidade mostrou-se perfeito para receber um evento desse porte. Agradeço o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Esporte e do meu parceiro de projeto no Box R94, Rodrigo Gonçalves. Estamos realizando um sonho neste fim de semana”, destacou.
O secretário de Esporte, Mário Jorge Ferreira, também exaltou o impacto positivo da iniciativa no calendário esportivo municipal:
— Barra Mansa mais uma vez movimenta o esporte na região, agora com a comunidade do Crossfit. Só em 2025 tivemos atividades em diversas modalidades: corridas, caminhadas nos distritos, lutas, judô, Muay Thai, basquete, vôlei e muito mais. Nosso objetivo é integrar pessoas e fortalecer o esporte com o apoio do prefeito Furlani, que tem um olhar especial para a área — ressaltou.
O R94 Challenge também tem viés solidário. Quem não participa da competição deve entregar 1 kg de alimento na entrada. Já atletas e coaches precisam doar 4 kg de alimentos ao longo do fim de semana — dois quilos no sábado e dois no domingo, além da taxa de inscrição.